quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Questionário

1. O que é petróleo e como ele é formado?
O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, com cheiro característico e de cor variando entre o negro e o castanho escuro. Formado pela combinação de moléculas de carbono e hidrogênio. A formação do petróleo vem da deposição no fundo de lagos e mares de restos de animais e vegetais de animais e vegetais mortos ao longo de milhares de anos.
2. O que é gás natural?
É um combustível fóssil, uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrada no subsolo associado ou não ao petróleo.
3. Em que consiste a parte Upstream da cadeia de Petróleo?
Significa a parte da cadeia produtiva que antecede o refino, E assim consiste, abrangendo desta forma as atividades de exploração, desenvolvimento, produção e transporte para beneficiamento.
4. Em que consiste a Pesquisa e a Exploração?
As principais atividades de pesquisa das indústrias petrolíferas consistem em: Racionalizar e aperfeiçoar os trabalhos de exploração, lavra, industrialização, transporte e distribuição de petróleo, seus derivados, gases naturais e raros, xisto e seus derivados; Diminuir o dispêndio cambial da indústria de petróleo, possibilitando a substituição de matérias- primas importadas e dos serviços técnicos contratados; Contribuir para a criação e o desenvolvimento de novos processos, produtos, equipamentos e métodos de interesse da indústria do Petróleo e petroquímica; Incentivar a inovação e o aperfeiçoamento dos métodos de expansão e organização do conhecimento científico e tecnológico. O desenvolvimento de um campo, ou seja, sua preparação para produzir, só ocorre se for constatada a viabilidade técnico-econômica da descoberta, verificando se o volume de petróleo recuperável justifica os altos investimentos necessários à montagem de uma infraestrutura para produção comercial.
Exploração do petróleo é feita pelo esquema:
Projeto de poço de petróleo; perfuração de poço de petróleo; perfilagem (LWD/perfilagem a cabo); revestimento de poço de petróleo; teste de formação (se portador de hidrocarboneto e desejado pela operadora/sócios); abandono de poço de petróleo.

5. Em que consiste o Desenvolvimento na Cadeia de Petróleo?
O desenvolvimento na Cadeia de Petróleo consiste em planejar a abordagem e definir os recursos necessários para a produção que maximizem a rentabilidade de uma reserva. Inclui toda a preparação para a etapa de produção. Também consiste em desenvolver novos equipamentos para obter maior extração do petróleo para que possa ser extraído mais que 25% do petróleo encontrado aumentando assim a eficiência e eficácia na exploração
6. Em que consiste a Lavra ou Produção?
Consiste em extrair o petróleo e gás de uma reserva com intuito de maximizar sua vida útil.

7. Quais são as atividades do Downstream?
Downstream termo utilizado para referir as áreas de negócio que lidam com o refino, distribuição, transporte e venda de produtos petrolíferos. Referindo ao refino, podemos afirmar que esta consiste na transformação do petróleo bruto nas suas partes constituintes, por intermédio de processos de destilação.
8. O que é refino?
O refino é constituído por uma série de operações de beneficiamento, às quais o petróleo bruto é submetido para a obtenção de produtos específicos. Refinar petróleo, portanto, é separar do mesmo as frações desejadas, processá-las e industrializá-las em produtos vendáveis.
9. Quais são os principais derivados e suas aplicações?
Gasolina, óleo diesel, nafta, solventes e querosenes e GLP (gás de cozinha).
10. Em que consiste o Transporte na cadeia de Petróleo?
O Petróleo extraído em auto mar pode ser transportado por navios ou dutos. Os navios são utilizados no transporte de petróleo e seus derivados para os terminais marítimos. Chegando próximo do litoral, os navios descarregam o petróleo nos dutos, que fazem o transporte até as refinarias. Os dutos são classificados em oleodutos (transporte de líquidos) e gasodutos (transporte de gases). O Petróleo é processado nas refinarias, e seus derivados são transportados para os grandes centros consumidores em caminhões ou para os terminais marítimos, onde são embarcados para distribuição em portos.
11. Em que consistem a Distribuição e a Revenda?
Distribuição e revenda consistem em transportar os derivados até os postos de revenda. Alguns fatores são relevantes aos combustíveis, a questão da temperatura, visto que a comercialização de derivados em alguns países, entre eles o Brasil, é feito á temperatura padrão de 20ºC e não á temperatura ambiente (outros países adotam o padrão fazendo referência ao grau Farenheit).
12. Defina a Distribuição de Gás Canalizado.
Distribuição do gás canalizado é feita através do gasoduto. Gasoduto é uma tubulação utilizada para transportar gás natural de um lugar para outro. O gasoduto pode fazer filtração em pontos estratégicos para a melhor obtenção do produto que se quer ter, podendo ser também pressurizado.
13. Defina Biocombustível.
Biocombustível ou agrocombustível é o combustível de origem biológica não fóssil e é produzido por fontes renováveis. Normalmente é produzido a partir de uma ou mais plantas. Todo material orgânico gera energia, mas o biocombustível é fabricado em escala comercial a partir de produtos agrícolas como a cana-de-açúcar, mamona, soja, canola, babaçu, mandioca, milho, beterraba, algas entre outros.
14. Defina Fonte de Energia.
Fonte de energia é definida pela geração de potencias energético, podendo ela ser renovável ou esgotável.





15. O que são fontes de energia renováveis e não renováveis?
Renovável: é a energia que é extraída de fontes naturais capaz de se regenerar, consequentemente inesgotável. Ex: energia solar, energia eólica, etc.
Não-renovável: é a energia que se encontra na natureza em quantidades limitadas, que com sua utilização se extingue. Ex: petróleo, carvão mineral, etc
16. Comente o esgotamento do petróleo diante da relação reservas/produção.
Quando petróleo é descoberto, a produção do reservatório cresce até atingir um limite máximo. Depois ela se estabiliza e, por fim, começa a cair. Quando a queda começa, ela se prolonga até que o reservatório esteja esgotado.

17. Quais eram as principais aplicações do Petróleo nos primeiros registros históricos?
Pavimentação de estradas, calafetação de grandes construções, aquecimento e iluminação de casas, bem como lubrificantes e até laxativo.
18. Qual foi a principal aplicação do petróleo em larga escala?
O petróleo passou a ser utilizado em larga escala, substituindo os combustíveis disponíveis, principalmente o carvão, na indústria, e os óleos de rícino e de baleia, na iluminação. Com a invenção dos motores a explosão, no final do século, começou-se a empregar frações até então desprezadas do petróleo, e suas aplicações multiplicaram-se rapidamente.

19. Comente o marco da Era Moderna da exploração comercial do petróleo?
Essa nova era é marcada pela exploração em águas profundas e ultraprofundas através da descoberta do pré-sal na área de tupi. Essa descoberta pode mudar o perfil das reservas da Petrobras que em sua maior parte é de óleo pesado, reduzindo assim a importação de óleo leve e gás natural.

20. Quais foram os fatores que proporcionaram o “primeiro boom” da indústria?
O "Coronel" Drake encontra petróleo num local apropriadamente conhecido como Arroio do Óleo, próximo a Titusville, Pennsylvânia, nos E.U.A. Foi a primeira vez que o petróleo foi descoberto in situ. Antes disso, vazamentos de petróleo eram aproveitados casualmente. Esta descoberta deu lugar ao primeiro "boom" do petróleo, quando milhares de exploradores acorreram para a região.
21. O que eram as “sete irmãs”?
Sete Irmãs ou Sete Irmãs do Petróleo eram às sete maiores companhias de petróleo transnacionais, que dominaram o mercado petrolífero internacional até os anos 1960.
22. Quais fatores impulsionaram o crescimento da demanda por petróleo depois da segunda guerra?
O desenvolvimento industrial e tecnológico, impulsionado pela Segunda Guerra Mundial, aumentou a demanda pelo petróleo.







23. O que é a OPEP e com que objetivo foi criada?
A OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) é uma organização internacional formada por países que são grandes produtores de petróleo. A OPEP foi fundada em 14 de setembro de 1960 e possui sua sede na cidade de Viena (Áustria).

Objetivos da OPEP:
- Estabelecer uma política petrolífera comum a todos os grandes produtores de petróleo do mundo (países membros);
- Definir estratégias de produção;
- Controlar preços de venda de petróleo no mercado mundial;
- Analisar e gerar conhecimentos para os países membros sobre o mercado de petróleo mundial;
- Controlar volume de produção de petróleo da organização.

24. Quais são as principais conseqüências das crises do petróleo de 73 e 79?
Em 1973 em protesto pelo apoio prestado pelos Estados Unidos a Israel durante a Guerra do Yom Kippur, tendo os países árabes organizados na OPEP aumentado o preço do petróleo em mais de 300%.
25. Quais são as fases da história do petróleo no Brasil?
1º Livre iniciativa (1864-1938)
2º Controle do CNP (1939-1953)
3º Monopólio estatal (1954-1997)
4º Controle da ANP (1997- Hoje)
26. Comente o marco histórico da produção de Petróleo no Brasil e a importância da Bahia neste contexto.
O Brasil alcança seu marco histórico pela exclusividade da exploração do petróleo que teve através da Petrobras, e atualmente se torna uma das maiores empresas de Petróleo do mundo com a descoberta do pré-sal. A Bahia se torna importante neste contexto pois foi o primeiro estado a se descobrir o Petróleo.
27. Quais eram os argumentos dos “nacionalistas” e entreguistas” no contexto de criação da Petrobras?
O argumento era o de que o país não tinha nem capital, nem técnica, tampouco tecnologia para as modernas prospecções que os países desenvolvidos dominavam inteiramente. Em resumo, o argumento era de que "o petróleo ia ficar debaixo da terra"

28. Quais atividades da cadeia produtiva do Petróleo se tornaram monopólio da Petrobras?
Exploração, refino e transporte.
29. A União detém o monopólio com a Lei 2004/53 e se utiliza de que instituições para explorar a atividade?
Petrobras
30. Quais são os principais desafios da Petrobras com a sua criação?
Desenvolver tecnologias de exploração e refino, as quais não existia no Brasil, formar mão de obra adequadra para o trabalho

31. Qual o contexto da quebra do monopólio da Petrobras?
O fim do monopólio, determinado pela Lei do Petróleo em 6 de agosto 1997, instituiu não apenas um conjunto de mudanças de caráter técnico-administrativo, mas uma redefinição no papel do Estado. De produtor e provedor o Estado passa para regulador e fiscalizador. Para alguns especialistas esta é uma tendência natural do mercado internacional. Para outros envolve inúmeras escolhas de caráter político-social, atingindo diretamente o Estado de Bem-Estar Social.
32. Em que consistiu a Emenda Constitucional n°9 de 1995?
I - a garantia do fornecimento dos derivados de petróleo em todo o território nacional;
II - as condições de contratação;
III - a estrutura e atribuições do órgão regulador do monopólio da União.

33. Quais foram os motivos da flexibilização do monopólio da Petrobras?
Obter competência e eficiência de ante as outras produtoras.

34. Qual a mudança que houve no mercado?
Empresas estrangerias explorando petróleo em território Brasileiro e Petrobras explorando petróleo em outras áreas do mundo.
35. O que soberania tem a ver com a indústria do petróleo?
Soberania tem a ver com a indústria do petróleo, pois aquele país que tiver petróleo terá mais poder, representa mais riqueza pois ele é fonte de energia.
36. Em termos constitucionais, qual a ideologia adotada na exploração de Petróleo no Brasil?
Ideologia que o petróleo é recurso natural da União, sendo assim se uma empresa estrangeira for explorar petróleo no país brasileiro o estado será recompensado em bens, riquezas, desenvolvimento econômico etc.
37. Cite alguns princípios e objetivos da Política Energética Nacional.
aproveitamento racional das fontes de
energia preservar o interesse nacional, promover o desenvolvimento, ampliar o mercado de trabalho, proteger os
interesses do consumidor, proteger o meio ambiente, garantir o fornecimento de derivados de petróleo em todo o
território nacional e promover a livre concorrência, tal Lei nº. 9.478/9 reforça a necessidade de observância sistemática de nosso
ordenamento jurídico, através da adequação das normas legais com a supremacia constitucional.
38. Qual a função do Conselho Nacional de Política Energética?
a. preservação do interesse nacional;
b. promoção do desenvolvimento sustentado, ampliação do mercado de trabalho e valorização dos recursos energéticos;
c. proteção dos interesses do consumidor quanto a preço, qualidade e oferta dos produtos;
d. proteção do meio ambiente e promoção da conservação de energia;
e. garantia do fornecimento de derivados de petróleo em todo o território nacional, nos termos do § 2º do artigo 177 da Constituição Federal;
f. incremento da utilização do gás natural;
g. identificação das soluções mais adequadas para o suprimento de energia elétrica nas diversas regiões do País;
h. utilização de fontes renováveis de energia, mediante o aproveitamento dos insumos disponíveis e das tecnologias aplicáveis;
i. promoção da livre concorrência;
j. atração de investimento na produção de energia;
k. ampliação da competitividade do País no mercado internacional;

39. Quais são as principais atribuições da ANP?
I - a garantia do fornecimento dos derivados de petróleo em todo o território nacional;
II - as condições de contratação;
III - a estrutura e atribuições do órgão regulador do monopólio da União.
40. Quais são as suas principais características e o porquê delas?
Referido diploma legal direcionou a administração do monopólio do petróleo e do gás natural à ANP, a quem coube a contratação, a fiscalização e a regulação do setor. Entre outras atribuições da ANP, ressaltamos ainda a ênfase na defesa do consumidor (artigo 8º, I, Lei n.º 9.478/1997) e a implementação da política energética nacional, que tem como alguns de seus objetivos a proteção dos interesses do destinatário final quanto ao preço, qualidade e oferta dos produtos, bem como a promoção da livre concorrência (artigo 1º, III e IX).

41. Em que consistem bônus de assinatura, royalties, participação especial e pagamento por ocupação e retenção de área?
Bônus de assinatura corresponderá ao montante ofertado pelo licitante vencedor na proposta para obtenção da concessão de petróleo ou gás natural, não podendo ser inferior ao valor mínimo fixado pela ANP no edital da licitação.
Royalties consiste em compensação financeira devida pelos concessionários de exploração e produção de petróleo ou gás natural, e serão pagos mensalmente, com relação a cada campo, a partir do mês em que ocorrer a respectiva data de início da produção, vedada quaisquer deduções.
Participação especial consiste em compensação financeira extraordinária devida pelos concessionários de exploração e produção de petróleo ou gás natural, nos casos de grande volume de produção ou de grande rentabilidade, conforme os critérios definidos neste Decreto, e será paga, com relação a cada campo de uma dada área de concessão, a partir do trimestre em que ocorrer a data de início da respectiva produção.
Pagamento por ocupação e retenção de área: O edital e o contrato de concessão disporão sobre o valor do pagamento pela ocupação ou retenção de área, a ser apurado a cada ano civil, a partir da data de assinatura do contrato de concessão, e pago em cada dia quinze de janeiro do ano subseqüente.

Por: Miraldo Santiago

Um comentário: