quinta-feira, 14 de junho de 2012

PLATAFORMA FIXA DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO

Conheça por dentro e por fora e sob a superfície do mar como é uma plataforma de produção de petróleo, semelhante às existentes na bacia de Campos.

A ilustração abaixo é uma réplica de uma plataforma fixa. Para fazê-la, o desenhista foi orientado por colegas do Segen e do Depro da Petrobrás. Não se trata de uma plataforma definida, já que várias características, existentes em algumas, mas não necessariamente em outras, estão reunidas no desenho. Ainda assim, a ilustração, como não poderia deixar de ser, não esgota todas as possibilidades de uma plataforma de produção de petróleo, que atua a profundidades cada vez maiores e utiliza outras tecnologias a cada dia mais sofisticadas.




Finalidade dos Equipamentos

Baleeira - Embarcação de segurança utilizada para abandono da plataforma, seguindo norma preestabelecidas.

Barco de Apoio - É dotado de sistema de posicionamento dinâmico através de satélite ou similar, de modo a manter a embracação em determinada coordenada durante a execução do trabalho no mar.

Câmara de Descompressão - Mantêm o mergulhador à mesma pressão do local onde irá trabalhar, adaptando-o àquelas condições.

Cestinha - Operada por um dos guindastes da plataforma,transporta pessoas e pequenos volumes entre a plataforma e embarcações, ou vice-versa.

Cozinha e Refeitório - Aberta dia e noite para atender os vários turnos de trabalho.

Dutos de Exportação - Escoam a produção para um navio-cisterna, para outra plataforma ou para algum ponto em terra. A separação do óleo e da água é realizada na planta de processo.

Dutos de Produção - Transportam o petróleo dos poços à plataforma. Eles se afastam para aumentar a área de operação.

Estacas - Tubos especiais para fixação da plataforma no fundo do mar.

Gaiola - Possibilita ao ROV atingir maiores profundidades de trabalho sem o uso da propulsão própria, garantindo-lhe também maior estabilidade e autonomia.

Jaqueta - Estrutura tubular de suporte da plataforma.

Queimador de Teste - Testa o poço ou queima óleo, gás ou detritos no início da produção.

Sino de Mergulho - Transporta o mergulhador da superfície para o fundo do mar, e vice-versa, já nas condições de pressão do ponto onde será realizado o serviço.

Torre do Flare - Queima parte da produção de gás que não pode ser itulizada em segurança.

Torre da Sonda - Estrutura utilizada durante a fase de perfuração e posteriormente transferida para outra plataforma, junto com o escritório e a sua estrututra de suporte de heliciponto.

ROV (veiculo operado por controle remoto) - Realiza inspeções submarinas e operações como corte de cabos, corte de tubos, abertura e fechamento de válvulas. Pode também gerar imagens de vídeo, possibilitando o monitoramento dos mergulhadores pelo pessoal da superfície.

 Fonte: Revista da Petrobrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário