sábado, 27 de agosto de 2011

A Historia das Coisas

Pare 1

Parte 2

The Story of Stuff
A história das coisas
(Resenha)




   O documentário fala sobre a criação e o uso das coisas (bens de consumo). De uma certa forma nos informa também que a sociedade e ate mesmo os nossos governantes estão alienados e sobre o controle de um modelo econômico o qual visa um consumo acelerado dos produtos fabricados.
   O governo vive preocupado com as grandes corporações incentivando-os a produzir mais e fazer mais vendas, para que a economia se mantenha aquecida. No entanto para produzir mais é necessário explorar os recursos naturais. 
   Nos Estados Unidos devido ao seu ritmo intenso de consumo e descarte das coisas, o pais acabou com todo os seus recursos naturais, contudo agora eles invadem outros países, por eles considerados de terceiro mundo, e destroem toda a natureza, derrubam arvores, poluem as águas, poluem o ar, destroem os solos e assim os países de primeiro mundo vai vendendo os produtos para outras pessoas (consumidores), que são bombardeados por vários anúncios no imperativo, que diz: comprem os produtos, tenha, adquira. E os preços desses produtos são tão baratos em comparação a destruição gerada pela fabrica em todo o processo de fabricação, desde a extração e produção.
   Não é só o mundo que esta sendo destruído, são as pessoas também, pois estão trabalhando demasiadamente, com salários baixos, carga horaria elevada, sem plano de saúde, expostas a contaminação química e muitas das pessoas a maioria das vezes estão infelizes, pois se exaustão e são raros os momentos de lazer e descanso com suas famílias.
   O fim do documentário relata que nós devemos recuperar o nosso governo, para que ele das pessoas e para as pessoas que zele pelo o mundo e sempre por uma vida mais saudável. Contudo, investindo na saúde, educação, segurança publica e investindo também em energias renováveis e contribuindo para o desapego do capitalismo, para que assim deixemos de ser seres humanos desvairados e passemos a proteger o nosso mundo ao invés de destruí-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário