domingo, 11 de setembro de 2011

Efeito Estufa


Efeito Estufa


O planeta terra está aumentando sua temperatura e isso pode mudar drasticamente o clima do nosso planeta. Em apenas 250 anos o planeta ficou 1,5ºF mais quente, quase 1ºC. No ritmo atual a maioria dos climatologista concordam que a terra ficará 2ºC mais quente dentro de 50 anos e 3ºC mais quente no final do século. Cientista revelam saber o que esta causando o problema gases estufa como o metano e o dióxido atuam como um cobertor ao redor do planeta e esses gases estufas estão aumentando em um ritmo ainda mais veloz.


Como é gerado


Através de derrubada de florestas e pela queima das mesmas, pois acabando com elas o sequestro de carbono da atmosfera ira diminuir, e são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Da mesma proporção que as florestas estão desaparecendo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado.
Como se não bastasse o corte ilegal de árvores, surge outro agravante do problema, as queimadas. A queima de extensas áreas verdes lança no ar mais gases causadores do efeito estufa, esta ação é responsável pelo acréscimo de 30% da quantidade de CO2 na atmosfera.
Um outro fator que está gerando o efeito estufa é o lançamento de gases poluentes na atmosfera. Devido a queima de combustíveis fósseis, queima de óleo diesel e gasolina. Isso é muito agravante, pois no mundo atual os combustíveis fosseis são cada vez mais utilizados.




Como podemos vê na imagem O dióxido de carbono (gás carbônico) e o monóxido de carbono ficam concentrados em determinadas regiões da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor.


Veja abaixo tabela dos gases responsáveis pelo efeito estufa.















Gases de estufa
Principais causas
Dióxido de Carbono(CO2)
Combustão de combustíveis fósseis: petróleo, gás natural, carvão, desflorestação (libertam CO2 quando queimadas ou cortadas).
O CO2 é responsável por cerca de 64% do efeito estufa. Diariamente são enviados cerca de 6 mil milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera.
Tem um tempo de duração de 50 a 200 anos.
Clorofluorcarbono (CFC)
São usados em sprays, motores de aviões, plásticos e solventes utilizados na indústria electrónica. Responsável pela destruição da camada de ozono. Também é responsável por cerca de 10% do efeito estufa.
O tempo de duração é de 50 a 1700 anos.
Metano (CH4)
Produzido por campos de arroz, pelo gado e pelas lixeiras. É responsável por cerca de 19 % do efeito estufa.
Tem um tempo de duração de 15 anos.
Ácido nítrico (HNO3)
Produzido pela combustão da madeira e de combustíveis fósseis, pela decomposição de fertilizantes químicos e por micróbios. É responsável por cerca de6% do efeito estufa.
Ozono (O3)
É originado através da poluição dos solos provocada pelas fábricas, refinarias de petróleo e veículos automóveis
=/=


Problemas futuros

Se o nosso planeta ficar 2ºC mais quente. As consequências podem ser drásticas. Muitos ecossistemas poderão ser atingidos e espécies vegetais e animais poderão ser extintos. Derretimento de geleiras e alagamento de ilhas e regiões litorâneas, devido ao aumento do nível do mar, desertificação de áreas férteis e redução dos estoques naturais de água potável, que levaria a uma grande queda na produção de alimentos, tufões, furacões, maremotos e enchentes poderão ocorrer com mais intensidade.

Como solucionar este problema

Diminuir o desmatamento de florestas tropicais pode ser a maneira mais barata para reduzir os gases de efeito estufa e estabilizar o aquecimento global, de acordo com artigo escrito por um grupo internacional de cientistas e divulgado no site da revista Science.

Se as taxas de desmatamento forem reduzidas pela metade até 2050 e mantiverem o nível até 2100 será possível eliminar 50 bilhões de toneladas de carbono, o que equivale a mais de 10% dos cortes necessários para manter as concentrações atmosféricas de dióxido de carbono em 450 partes por milhão (ppm).

Além desta forma de solução, também existe várias outras

Estipular limites dos níveis de poluição nos ambientes urbanos e rurais.
Critérios rigorosos quanto às normas de emissão de gases.
Monitoramento periódico das fontes poluidoras.
Incentivar o uso de tecnologias menos poluentes.
Uso de equipamentos que reduzem os níveis de gases emitidos, dos quais podemos citar: catalisadores automotivos, filtros despoluidores nas chaminés das indústrias, além de outros.
Monitorar constantemente lugares onde são depositados resíduos sólidos, para que não haja incêndios.
Controle diário da qualidade do ar.
Promover o reflorestamento de áreas degradadas.
Elaboração de projetos de caráter preventivo contra possíveis poluições atmosféricas de grande proporção.
Controlar as queimadas (lavouras, pastagens e florestas).
Evitar o uso de agrotóxicos, dando preferência para o controle biológico.
Preservação de florestas naturais.
Implantação de sistema de transporte coletivo de qualidade.
Criação e expansão de áreas verdes nas áreas urbanas, como praças arborizadas, parques ecológicos, jardins, etc.

No mundo todo novas tecnologias estão sendo desenvolvida com o objetivo diminuir os lançamento de gases estufas na atmosfera.

Tecnologias que possam gerar energia sem utilizar componentes fosseis e limitáveis, como a energia do biodiesel, energia eólica, solar e as oriundas da mare.
Porém, tudo isto ainda é muito custoso e exigira uma área maior para se desenvolver, mas com essas tecnologia sendo desenvolvida no futuro teremos uma atmosfera mais limpa.





Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário