domingo, 15 de janeiro de 2012

Província de Petróleo de Urucu

Antes de ser descoberta, a Província Petrolífera de Urucu era apenas um campo onde se desenvolviam estudos, pesquisas e tentativas de exploração de petróleo na Região Amazônica.

Mas as primeiras tentativas de encontrar tipos de combustíveis na Amazônia datam do início do século. O primeiro poço foi perfurado em 1917, pelo Serviço Mineralógico do Brasil (SMG), órgão do governo federal criado em 1905 para localizar jazida de carvão e outros combustíveis. Em 1925, o SMG inaugurou na cidade de Itaituba, no Pará, a primeira cidade com iluminação pública a gás natural.

Apenas em 1948 foram iniciados os primeiros levantamentos sísmicos na Amazônia, com o objetivo de encontrar especificamente gás natural e petróleo.

Foi precisamente em março de 1955 que o primeiro poço perfurado na imensidão amazônica produziu petróleo, mas a descoberta significativa aconteceu na década de 70, quando as pesquisas na Bacia do Solimões se intensificaram. Em 1978, equipes sísmicas descobriram uma reserva de gás no Rio Juruá, que foi um divisor de águas e provocou o crescimento das pesquisas na Bacia do Solimões.

Foi somente em 1986 que todos esses esforços vieram a ser recompensados com a descoberta de óleo e gás em níveis comerciais na região localizada próximo ao rio Urucu. Dois anos depois, em 1988, começava a produção comercial na Província Petrolífera de Urucu. Na ocasião, a produção inicial foi de 3.500 barris de petróleo por dia, transportados por meio de pequenas balsas, pelos rios Urucu e Solimões até a Refinaria Isaac Sabbá (Reman), em Manaus.

O óleo de Urucu é leve, de excelente qualidade e possui energia para fluir espontaneamente.

Fonte: Petrobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário