domingo, 25 de março de 2012

Lobato: a pedra fundamental para indústria petrolífera do Brasil

21 de janeiro de 1939. Quem diria que uma tarde de sábado no subúrbio do bairro do Lobato, em Salvador, mudaria para sempre a trajetória da Bahia e nasceria dali a pedra fundamental da indústria de petróleo no Brasil. É que, pela primeira vez, foi constatado e reconhecido pelo governo brasileiro a existência do chamado “ouro negro” em subsolo nacional.
Os primeiros pingos de petróleo saíram do poço identificado pela Petrobras como DNPM-163, dando um ponto final às incertezas quanto às inúmeras tentativas exploratórias iniciadas desde o século XIX e julgadas por muitos como apenas aventureiras. A sigla DNPM significa Departamento Nacional de Produção Mineral e foi criado em 1933 com a responsabilidade de fazer pesquisas e sondagens do subsolo.
Entretanto, a partir de 1939, estas atribuições passaram a ser de competência do Conselho Nacional de Petróleo (CNP). Este foi o primeiro órgão da administração pública brasileira voltado exclusivamente para o petróleo e que demarca uma nova posição do governo brasileiro: nacionalização da indústria de refino e declaração de utilidade pública o abastecimento nacional de petróleo.
É válido ressaltar que outras regiões do país vinham sendo estudadas desde 1918, como por exemplo, Alagoas, onde se realizou a primeira sondagem do governo federal na costa atlântica e os primeiros conflitos de opinião entre empresários brasileiros e corpo técnico federal se existiam mesmo petróleo no subsolo nacional e sua forma de exploração. Amazônia, Pará, Acre, São Paulo, Paraná e, inclusive, em solo baiano (Ilhéus e Maraú) também houve tentativas de exploração, mas assim como em Alagoas, nenhuma obteve sucesso.
A descoberta no bairro do Lobato criou novas perspectivas, possibilitando transformações na política e na economia do Estado, com reflexos significativos para gerações seguintes. Mesmo que a produção encontrada tenha sido considerada na época como economicamente inviável, não foi nenhum obstáculo para os técnicos desbravadores, pois ali estava iniciada uma nova era de exploração petrolífera no Brasil.


fonte:http://www.ibahia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário