segunda-feira, 18 de março de 2013

Petróleo e Gás: capacitação de profissionais ainda é desafio


A falta de pessoal de todos os níveis de escolaridade tem motivado as empresas a investir em qualificação. Desde 2003, o Ministério de Minas e Energia, em parceria com a Petrobras e a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), promove cursos gratuitos para pessoas de todos os graus de formação. O chamado Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) já qualificou 90 mil.

O objetivo é ter mão de obra preparada para os projetos da área de petróleo e gás natural, incluindo exploração e produção, transporte marítimo, abastecimento, e gás e energia. Segundo a Pe$, 75% dos alunos do Prominp estão empregados.

Com o mesmo objetivo, o Estaleiro Enseada Paraguaçu terá uma escola de solda. Além disso, enviará cem funcionários ao Japão, a fim de completar a qualificação. O Instituto Tecnológico Naval (ITN), da OSX, em São João da Barra, tem 23 trabalhadores se qualificando na Coreia do Sul. O gerente executivo do ITN, Léo Fernando Zimmermang, diz que, no estado, já foram capacitadas 600 pessoas. A idea é ter mais 3.100 prontas para trabalhar no estaleiro.

— Temos uma parceria com a Firjan para ter uma capacitação diferente — diz ele, destacando que o curso terá simuladores 3D.

Fonte: GNBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário