segunda-feira, 29 de junho de 2015

CURSO PRATICAS EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO

ESTE CURSO É VALIDO PARA APRESENTAR RELATÓRIO DE ESTÁGIO NA GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO.

Curso
PRÁTICAS ENGENHARIA DO PETRÓLEO
Carga HoráriaInícioVagas DisponíveisValor Unitário
96h06/07/201511R$ 750
LocalFimTurnoTurma
SENAI LAURO DE FREITAS06/08/2015NOTURNO47767
Inscrições no SENAI de Lauro de Freitas - BA ( Ao lado da UNIME ).

FREQUÊNCIA/MÉDIA:

Será considerado aprovado o aluno que obtiver média de desempenho igual ou superior a 7,0 (sete) em cada unidade curricular e tendo ainda cumprido o requisito mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência em cada unidade curricular.



1. IDENTIFICAÇÃO
TITULO DO CURSO: Práticas de Engenharia de Petróleo
OCUPAÇÃO: 7113
MODALIDADE: Curso de Iniciação Profissional
EIXO TECNOLÓGICO: Produção Industrial
CLIENTE: Comunidade
PÚBLICO ALVO: Comunidade
CARGA HORÁRIA: 96 Horas
2. JUSTIFICATIVA
Com foco nas demandas do mercado, e atendendo à necessidade da sociedade, as instituições de educação profissional precisam delinear suas ações visando o efetivo preparo do cidadão trabalhador que deve ser qualificado de maneira a responder adequadamente às tendências sociais e às novas exigências econômicas e tecnológicas.
Na área da Engenharia, especificamente no curso de Práticas de Engenharia de Petróleo, é de fundamental importância na formação de futuros profissionais que estarão à disposição das empresas para atender a demanda crescente e expansiva do setor industrial, além de que as empresas têm demandado por formação de profissionais que venham atender às suas necessidades.
Nesse contexto os cursos de qualificação profissional oferecidos pela área de Petróleo e Gás do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI, respondem aos requisitos para uma formação de cidadãos.





2.1 OBJETIVO:
Ampliar os conhecimentos integrados à exploração e produção de petróleo e gás, dando-lhe uma visão sistêmica do processo, essencialmente no que diz respeito as atividades práticas realizadas em campo.

3. REQUISITOS DE ACESSO:
? Escolaridade mínima: Nível Superior em curso em Engenharia de Petróleo ou Tecnólogo em Petróleo e Gás
? Idade mínima: 18 anos

4. PERFIL DE CONCLUSÃO:
Em consonância com a CBO (7113), o profissional qualificado em Práticas de Engenharia de Petróleo será habilitado em atividades realizadas em sonda de perfuração, e produção, podendo trabalhar em empresas de prospecção e extração de minerais líquidos e gasosos, como petróleo, gás e água. As atividades podem ocorrer ambientes a céu aberto, ambientes confinados e em grandes alturas, com exposição a materiais em tóxicos, radiação e altas temperaturas. Em algumas situações estão expostos a peso excessivo, vibrações e esforço repetitivo.
A forma de organização do trabalho predominante é em equipe e com supervisão ocasional. As atividades executadas por esse profissional deveram atender as normas de segurança e procedimentos internos das empresas.


5. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR:

Unidades Curriculares Carga Horária
1 Segurança do Trabalho 12
2 Trabalho em Altura para Sonda de Petroleo - NR 35 16
3 Componentes do Sistema de Sonda 20
4 Equipamento de Completação de Poços 16
5 Bomba de Lama 12
6 Laboratório de Fluido 8
7 Projeto Integrador 12
TOTAL DO CURSO 96


5.1 UNIDADES CURRICULARES, CARGAS HORÁRIAS E CONTEÚDOS FORMATIVOS.
UNIDADE CURRICULAR: Segurança do Trabalho
CARGA HORÁRIA: 12h
EPIs Básicos (Capacete, óculos de segurança, protetor auricular, bota de segurança e luvas); Roupa adequada – Macacão; EPIs Específicos (Avental, luva de manga longa, máscaras de pó e com filtro); Trabalho em Altura (Cintos, mosquetões, fixação, etc).


UNIDADE CURRICULAR: Trabalho em Altura
CARGA HORÁRIA: 16h
Uso correto de EPI; Pontos de ancoragem; Pontos de ancoragem temporários; Elementos de ancoragem; Elementos de conexão; Equipamentos para trabalho em altura; Trabalho com deslocamento restrito; Trabalho com deslocamento controlado; Utilização do gancho de ancoragem; Escadas portáteis; Atividade de carregamento, descarregamento e enlonamento; Trabalho sobre telhados; Acesso por corda; Movimentação e transporte de materiais e pessoas; Trabalho na mesa do torrista; Acesso e posicionamento; Uso e ancoragem dos cabos e linhas; Inspeção de pré uso do Gerônimo; Verificação da capacidade; Aptidão pessoal; Teste de sistema de freio; Operações de descida e reposicionamento; Inspeção de pós.

UNIDADE CURRICULAR: Componentes do Sistema de Sonda
CARGA HORÁRIA: 20h

MEDIÇÃO, GABARITAGEM DE TUBOS, LIMPEZA E CONSERVAÇÃO
Tubos de Perfuração; Kelly; Tubos de Revestimento; Por que medir? Quando medir? Como medir?; Por que gabaritar? Como gabaritar?; Uso da trena (Demonstração e Prática); Uso do marcador industrial (Demonstração e Prática); Uso do Gabarito (Demonstração e Prática); Cuidados com a segurança. O que pode dar errado?; Por que limpar ferramentas e local de trabalho?; Conhecer importância da lubrificação de equipamentos; Manuseio de graxeiros e lubrificadores (Demonstração e Prática); Cuidados com a segurança. O que pode dar errado; Tipos; Gabarito de Broca; Chave de Broca; Jatos de Broca; Avaliação de Brocas Usadas; Cuidados com a segurança.



MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS
Amarração de carga; Clips, sapatilhas, manilhas. (Uso, cuidados); Eslingas: Tipo, armazenamento, manuseio e manutenção; Inspeção visual; Cuidados com a segurança.

MANUSEIO DE CHAVE DE IMPACTO, MARRETA E CHAVE DE CORRENTE, CHAVE DE UNIÃO ASA E CUNHAS
Conhecer ferramentas de uso cotidiano; Forma correta de manusear ferramentas (Demonstração e Prática); Ferramentas Hidráulicas; Cuidados com a segurança; Tipos - de Comando, de DP, colar de segurança; Função, quando usar, como usar; Demonstração e Prática; Cuidados com a segurança.

MANUSEIO DE ELEVADORES
Tipos, função, quando usar, como usar; Braço de elevador; Demonstração e Prática; Cuidados com a segurança.

MANUSEIO DE CHAVES FLUTUANTES
Função, quando usar, como usar; Mordentes, cuidados; Demonstração e Prática; Cuidados com a segurança.

OPERAÇÃO DE CONEXÃO E DESCONEXÃO DA COLUNA
Bloco de Coroamento; Catarina; Prática de conexão e desconexão de tubos usando conhecimentos de trabalho na mesa torrista; Cuidados com a segurança.

UNIDADE CURRICULAR: Equipamento de Completação de Poços
CARGA HORÁRIA: 16h
Métodos de Completação; Classificação das Operações; Fases de uma Completação; Workover; Válvulas de Gaveta; Válvulas Retenção; Válvulas Borboleta; Válvula Agulha; Válvula Esfera.

UNIDADE CURRICULAR: Bombas de Lama
CARGA HORÁRIA: 12h
Elementos de bomba de lama (camisa, pistão, gaxetas, etc); Remoção e instalação.Problemas, defeitos e análise.

UNIDADE CURRICULAR: Laboratório de Fluidos
CARGA HORÁRIA: 08h
Medição de Densidade; Viscosidade Marsh; Retorta de fluido; Reologia dos Fluidos; Composição de uma amostra piloto; Filtração de fluidos; Sistema de Tratamento.

UNIDADE CURRICULAR: Projeto Integrador
CARGA HORÁRIA: 12h
Correlação as Unidades Curriculares: Segurança do trabalho, Trabalho em Altura, Componentes do Sistema de Sonda, Equipamento de Completação de Poços, Bomba de Lama, Laboratório de Fluido; Relacionamento com a equipe de trabalho e com a comunidade; Interação e articulação com a equipe de trabalho, negociação, administração de conflitos; Visão sistêmica; DDS; Registros e controle de processos de perfuração; Boletim do sondador.
VISITA À SONDA: Conhecer uma visão sistêmica dos equipamentos utilizados na perfuração de um poço.


6. METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
As metodologias utilizadas são centradas na aprendizagem, que estimulem o desenvolvimento da iniciativa, análise e avaliação de situações, para tomada de decisão e construção do conhecimento. São enfatizados métodos e técnicas socializadas, que propiciem vivências e práticas coletivas e processos participativos, favorecendo a relação dialógica na prática educativa e estimulando fundamentalmente o raciocínio, a reflexão e a criatividade, tais como: aulas teórico - práticas expositivas e dialogadas, estudos de caso, proposição de situação problema, situações de aprendizagem, atividades individuais e em grupo.


7. BIBLIOTECA, INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS

A Biblioteca deverá ser adequada, quando necessária, para o referido curso. Serão disponibilizados a sistemá
Fonte: http://portais.fieb.org.br/senai/component/content/article/224.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário